27 Club - Top 6 - Brian Jones


Boa noite, viajantes do mundo sombrio.

Inclusive para homenagear este último Dia Mundial do Rock, continuo o texto em que eu falava sobre o 27 Club, com o primeiro membro do Top 6: Brian Jones





'' Brian Jones (Cheltenham, Inglaterra, 28 de fevereiro de 1942 - Essex, Inglaterra, 3 de julho de 1969) - multi-instrumentista e membro fundador dos Rolling Stones. Causa da morte: Afogamento em uma piscina. A certidão de óbito dizia que a morte foi acidental.

Brian era multi-instrumentista (ou seja, tocava vários instrumentos), embora tenha sido mais notável tocando guitarra. Porém, mal sabia ele, que seria o fundador de uma das maiores bandas da história: Os Rolling Stones.

Brian tinha tanta influência na banda, que escolheu inclusive o nome. Era a mente por trás do estilo exótico da sonoridade e da extravagância das roupas da banda, e tinha um estilo de vida baseado no ''sexo, drogas e rock and roll''. Inicialmente, era o único membro da banda que sabia ler e escrever partituras.

Mas o tempo foi passando e, apesar da fama e fortuna, dois fatores contribuiram para uma certa depressão por parte de Brian:

Primeiro, uma manobra do empresário dos Stones Andrew Loog Oldham para transferir a liderança da banda em torno de Mick Jagger e Keith Richards (Os motivos são vários. Desde o carisma de Mick, e o fato de que havia a necessidade de que a banda passasse a compor suas próprias músicas, o que daria uma vantagem mercadológia e financeira, e Brian não conseguia compor).
Segundo: A depressão levou Brian ao uso de drogas, que o levaria a ser preso. O grande problema foi quando a banda não pode se apresentar nos EUA, porque Brian não tinha visto por causa da prisão por posse de drogas.

Para superar esta fase, Brian foi pra Cotchford Farm (na cidade de Sussex, Inglaterra), planejando formar uma nova banda, “Yer Superblues”. Segundo Bill Wyman, baixista dos Stones (e por sinal quem mais sofreu com a morte de Brian), “ele estava animado como nunca com seus novos planos”. Amigos que o visitavam nessa época, como Alexis Korner e Jimmy Miller, ficaram surpresos com sua boa forma. Consta que convidou John Lennon e Eric Clapton para participarem da nova super banda.

Mas, em 3 de julho de 1969, a menos de um mês após sua saida dos Rolling Stones, Brian Jones morreu por suposto assassinato na piscina de sua casa, que estava em reforma, por um empreiteiro, Frank Thorogood, durante uma comemoração dos operários em torno da piscina.
O jornalista e escritor americano Christopher Andersen conta em seu livro “Mick Jagger - Unauthorized”, que Brian chegou no meio da festa, fazendo provocações, e que jogaram-no na piscina, sem saber que ele tinha pavor de água. O tal empreiteiro ficou dando caldos em Brian.
Com sua asma crônica, mais o pavor gerado pela situação, afogou-se. E ninguém fez nada. Ficaram todos paralisados, e quando sua namorada Anna Wohlin chegou em seguida, ele boiava na água (outros dizem que o corpo estava no fundo).

Thorogood (que de ''good'' não tinha nada, if you know what i mean), pelos depoimentos ouvidos, simplesmente entrou na casa já sabendo que Brian estava afogado. Simplesmente deixou o corpo lá. E voltou para dentro da casa. Daí que Anne ficou sabendo do desastre e há uma versão no qual nessa hora, Thorogood teria ajudado Anne a retirar o corpo da água, mas já era tarde.
Anne tem certeza de que ele ainda estaria vivo, caso alguém tivesse tomado alguma atitude, logo, ele poderia ser salvo. Segundo testemunhas, Thorogood, em seu leito de morte, confessou seu crime para Tom Keylock (por ironia, contratado para cuidar de Brian), motorista dos Stones, que depois não confirmou o fato.

O fato novo é que Brian queria Thorogood fora da casa. E as coisas não param aí:
Um investigador descobriu que Brian havia prescindido dos serviços de Thorogood pouco tempo antes e este queria receber mais 8.000 Libras adicionais pelas obras.
Outro investigador, fã de Brian, juntou documentos depois de 2 anos e meio de trabalho, a partir de informações colhidas de Pat Andrews, antiga namorada de Jones, com quem teve um filho. Ele não cita testemunhas, mas diz que acredita que os assassinos o atacaram no estúdio onde se encontrava. Inconsciente, colocaram sua cabeça na água, e já morto foi jogado de sunga na piscina. ''

Gostou e já espera o próximo membro? Comente e recomende para seus amigos!

0 comentários:

Postar um comentário